sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Próteses de joelho e a navegação. Um novo horizonte!!!

 Guias posicionados e com componentes independentes para cada parâmetro de corte. Note as cores diferentes.

 Notem os pontos luminosos. São os terminais por bluetooth, que transmitem os dados.

 Imagem lateral e aspecto real no computador.

 Parâmetros determinados.

 Visão lateral.

 Cortes realizados e prontos para conferência final.

 Controle de cortes, a partir de dados determinados no pré-operatório.

 Implante posicionado e cimentado.

Conferência final dos parâmetros.

Já debatemos amplamente aqui as indicações e benefícios das artroplastias (próteses) totais de joelho.
Somos todos sabedores da imensa melhora de sobrevida que beneficiamos aos pacientes portadores de artrose grave degenerativa dos joelhos.
Também é mundialmente conhecida e divulgada a evolução vivida pela técnica e instrumental cirúrgico, utilizados nesse procedimento, devido em grande parte aos esforços conjuntos entre escolas americana e francesa.
Como a maioria dos ortopedistas brasileiros especializados em cirurgias do joelho (incluindo meus dois mentores... Dr. Edílson Thiele e Dr. Rogério Fuchs), temos como base da formação a escola francesa, e é nela que nos referendamos para atualizar conhecimentos.

Navegação

Pensando numa otimização de resultados, com cortes ósseos mais precisos e excelente implantação da prótese, pesquisadores idealizaram um equipamento computadorizado que permitiria isso tudo em tempo real, per-operatório, a dita navegação.
O começo, como em diversos outros experimentos, foi de muitos erros e sucessivas correções, com equipamentos que foram se aprimorando até atingir um nível ótimo de funcionalidade, como o que hoje nos é apresentado pela fábrica francesa Amplitude.
Confesso ter sido seduzido pelas vantagens do atual equipamento e, por isso, me desloco até Lyon-França para ver os reais idealizadores em ação. Olhar uma radiografia pós-operatória e evidenciar a precisão no implante é realmente significativo.
Acredito que no meu regresso trarei ainda mais informações a vocês, podendo defender com mais veemência aquilo que hoje já me parece uma das maiores inovações da ortopedia nos últimos anos.
É só aguardar!!!

VI Jornada de Saúde da Amazônia Ocidental - UFAM 100 anos





Foi com muito orgulho que recebi o convite, por parte da Comissão Organizadora, para participar como palestrante na VI Jornada de Saúde da Amazônia Ocidental, com o tema  "Fraturas expostas - Conceitos atuais."
O que nos causou maior espanto foi o grande interesse demonstrado por alunos, residentes, demais docentes da UFAM e UEA, dentre outros, que lotaram as dependências do Auditório principal na Escola de Enfermagem.
Assim como eu, constituíram a mesa os Doutores Alfredo Valois (especialista em ombro e cotovelo), Júlio Mário de Melo e Lima (Mestre em Ortopedia e Traumatologia), Paulo Daw Wen Su (Ortopedia Pediátrica), José Viana de Souza (Mestre em Ortopedia Pediátrica), além de Marlon Carneiro e Marcelo Loquette (especialistas em coluna vertebral).
A mesa redonda moderna estendeu-se por 2 horas, com diversos assuntos debatidos e contou com a participativa atitude de uma platéia ávida por esclarecimentos.
A única ressalva fica por conta da ausência do tema relativo às PATOLOGIAS DO ESPORTE, hoje cada vez mais frequentes, resultante da maior prática de esportes e consequente maior exposição. Com certeza tornaria a discussão ainda mais interessante e atual.
Aguardemos pelo convite no próximo ano. O importante é termos saído das discussões com o sentimento de missão cumprida!!!