quinta-feira, 24 de julho de 2008

Lesão meniscal do Jogador "Fininho" - Associação Desportiva São Caetano, São Paulo

Lesão meniscal após exérese!!!


Cicatriz cirúrgica pós-artroscopia


Ato operatório


Lesão meniscal ainda em ambiente intra-articular...


Flap meniscal após ressecção e debridamento...


Exérese por orifício de 0,5 cm... minimamente invasivo...


Lesão osteo-condral adjacente à lesão meniscal...



Começando o procedimento...


Em ação... artroscopia...

No início dessa semana fomos procurados pela Assessoria da Associação Desportiva São Caetano, de São Paulo, com o intuito de procedermos com a avaliação do jogador conhecido na imprensa local e pela torcida amazonense como Fininho, antes jogador do Nacional e Fast Clube, que apresentava sinais de dor intensa e travamento intermitente em joelho D, adquiridos após trauma torcional em um dos jogos disputados na Série B (Segunda Divisão) do Campeonato Brasileiro de Futebol.
Seus exames complementares apontavam para uma lesão do corno anterior do menisco lateral, além de sinovite reacional e lesões condrais pós-traumáticas adjacentes. Não havia lesões ligamentares.
Ao saber do mesmo, o Atleta solicitou o encaminhamento para Manaus, afim de que pudesse se submeter ao procedimento cirúrgico em Manaus, com nossa Equipe, conforme indicação de outro paciente outrora operado, o artilheiro Delmo, hoje professor das categorias de base do São Raimundo Esporte Clube.
O Atleta foi encaminhado para avaliação pelo Departamento Médico do Clube com tais diagnósticos, sendo que estes foram confirmados quando do procedimento cirúrgico.
O mesmo foi submetido a uma artroscopia no joelho D, no Hospital Geral Adriano Jorge, onde procedemos com a sinovectomia ampla, toilete com condroplastia por abrasão das lesões condrais, além de meniscectomia parcial do corno anterior do menisco lateral, já que apresentava lesão radial extensa, com flap extenso e flutuante no ambiente intra-articular.
O mesmo já se encontra em tratamento fisioterápico complementar com a Dra. Régia Coelho, Chefe do nosso Setor de Fisioterapia e Especialista em Rehabilitação na Medicina Desportiva, com retorno para a prática desportiva prevista em 2 semanas.
Sendo ele um dos mais promissores atletas do futebol amazonense nos últimos anos, esperamos que seu regresso seja repleto de vitórias e conquistas!!! E nós continuamos por aqui... sempre prontos a ajudar no que for possível!!!

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Tenossinovite Estenosante de Quervain

Umas das LER-DORT mais comuns na prática ortopédica, representa o estreitamento do primeiro túnel extensor, consequente à seguidos processos inflamatórios por esforço de repetição!!!Tal estreitamento faz com os tendões dos músculos abdutor longo e extensor curto do polegar, que por ele passam, levem o paciente ao quadro álgico que caracteriza a doença, toda vez que se realiza movimentos de forma ativa!!!

Seu tratamento é sempre cirúrgico, e consiste na liberação operatória do túnel, após uma pequena incisão transversal